SINEPE/MA

Notícia

FEVEREIRO INICIA COM  ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA NO SINEPE-MA 

A segunda Assembleia Geral Extraordinária do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Maranhão (SINEPE-MA) foi realizada nesta terça-feira (9). Por videoconferência, líderes e diretores educacionais das instituições filiadas debateram sobre temas relacionados ao ano letivo de 2021.

O primeiro assunto discutido na reunião foi o retorno das aulas de Educação Física para março de 2021 na rede particular de ensino. Para tratar sobre as normas, condutas e  práticas pedagógicas, os líderes e diretores educacionais contaram com a participação do presidente do Conselho Regional de Educação Física no Maranhão (CREF-MA), Ubiracy Ferreira Campos, que apresentou nota técnica para o retorno da educação física e esportes nas escolas. 

Considerando as diretrizes e medidas sanitárias e higiênicas de órgãos como a Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), para a retomada das atividades econômicas e comerciais com segurança e evitando a proliferação da COVID-19, Ubiracy Ferreira destacou a importância do planejamento  para a retomada das atividades esportivas e aulas de educação física nas escolas de forma segura e eficaz.

Outra pauta de relevância debatida em reunião, foi avaliação da nova contraproposta do  Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino da Rede Particular do Estado do Maranhão (SINTERP-MA) para a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT 2020/2021). Na oportunidade, a comissão de negociação do SINEPE-MA junto com os gestores presentes, avaliaram as contrapropostas. “Esse é um momento difícil, que nunca antes havia sido vivenciado pelas escolas da rede privada. Diante da pandemia, precisamos avaliar com muita cautela cada proposta e contraproposta, buscando sempre um equilíbrio e o melhor para as partes envolvidas”, avaliou Paulino Pereiro, presidente do SINEPE-MA.