SINEPE/MA

Notícia

SINEPE-MA CELEBRA 35 ANOS DE TRAJETÓRIA NA DEFESA DOS INTERESSES DAS INSTITUIÇÕES PARTICULARES E PELA EDUCAÇÃO E QUALIDADE DE ENSINO

Com a missão de representar e defender os interesses das escolas e instituições particulares e primar pela educação de qualidade de ensino, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Maranhão (SINEPE-MA), celebra neste domingo (30), mais um ano de luta pela educação. Fundado em 1988, o sindicato chega aos 35 anos cumprindo com orgulho sua representatividade.

Antes da consolidação do SINEPE a categoria era representada pela Associação Profissional dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Maranhão (ASPEEMA). A diretoria eleita, na época, tinha como presidente Raimundo Soares Figueiredo. Na década de 1980, com o crescimento das escolas particulares, surgiu também a necessidade de seu fortalecimento, de haver um interlocutor legítimo que as representasse politicamente perante a sociedade e os poderes constituídos. Se tornou imprescindível também a criação de uma entidade que fosse fonte de consulta e assessoramento técnico-administrativo, assim nascia o SINEPE-MA.

A Associação Profissional dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Maranhão, então, foi transformada em sindicato. Era a retomada de uma entidade representativa patronal e o início da história do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Maranhão, SINEPE-MA.

Ao longo dos seus 35 anos de existência, a história do SINEPE-MA misturou-se à própria história da educação maranhense. Ambas passaram por mudanças, acompanharam e testemunharam a evolução do país.

Quem fez parte da história do sindicato destaca a missão das escolas. “Hoje, a gente vê alunos nossos ocupando cargos executivos e administrativos, e a gente deseja que isso seja feito com honestidade e dignidade. Acredito que a escola não deve perder o sonho de educar. Que possamos fazer o melhor pela educação, para que tenhamos cidadãos honestos e conscientes", comenta o professor Raimundo Figueiredo, que presidiu o SINEPE-MA por trinta anos.

Ele também fala sobre a satisfação de acompanhar o desenvolvimento da entidade, destacando o trabalho do sindicato e parabenizando o atual presidente, Paulino Pereira. “O Sindicato deve orientar filosoficamente, por isso deve proporcionar as escolas momentos de debates, diálogos, compartilhamento de ideias. Aliás, o Paulino tem feito muito isso, faz seminários, traz oradores de fora e chama os diretores para estarem sempre se atualizando para acompanhar a evolução do mundo. Tem que atualizar para termos um mundo melhor do que temos hoje”, conclui.

Nesta trajetória consolidada, a gestão atual do SINEPE-MA trouxe debates, pautas de suma importância para a educação, elaborou treinamentos, aprimorou programas de orientação, lutou e defendeu os interesses da classe, promoveu a união da categoria. Entre tantos trabalhos desenvolvidos o Sindicato realizou ainda seminários sobre a nova LDB e a Implantação do Projeto Pedagógico em Estabelecimentos de Ensino Básico. Outro sobre as reformulações no regime escolar com foco no projeto pedagógico. Trouxe temas como “Matrículas e rematrículas: Medidas Preventivas à Inadimplência Escolar”, com o advogado e palestrante Célio Müller, reunindo educadores e administradores das escolas em São Luís. Eventos voltados para gestores, lideranças escolares e advogados. Além de desenvolver o projeto “Escola de Gestores”, que discute temas voltados para qualificação dos líderes educacionais.

Para o presidente do SINEPE-MA, Paulino Pereira, as conquistas alcançadas até aqui são resultados da constante busca por alternativas, soluções e da responsabilidade de aproximar as escolas de ensino básico, instituições de ensino superior e cursos livres. “Juntos temos mais condições de fornecer todos os subsídios para que a entidade exerça a sua representatividade e a defesa dos interesses das escolas, seja no campo político, jurídico ou administrativo. O sindicato estará presente em defesa da categoria econômica, no relacionamento com as autoridades, no diálogo, numa gestão compartilhada. O SINEPE é quem toma a frente, a iniciativa neste processo e tem como papel preservar a instituição escolar”, afirma.

Paulino destaca também a responsabilidade de atuação do SINEPE-MA na negociação do Acordo Coletivo de Trabalho, entre o sindicato laboral e o sindicato patronal. “É exatamente na negociação de um acordo coletivo de trabalho que iremos facilitar a harmonia, o diálogo aberto e transparente para as duas classes”.

A missão do SINEPE-MA vai muito além. “Unir-se em sindicato, mais do que apenas ter um representante negociando a Convenção Coletiva de Trabalho, serve para discutir a categoria, as dificuldades enfrentadas no cotidiano, as mudanças econômicas e de legislações. O papel do sindicato é estar presente buscando alternativas e soluções para questões que impactam diretamente as atividades empresariais do nosso segmento”, frisou.

Comemoração dos 35 anos do SINEPE-MA

A solenidade de aniversário dos 35 anos do SINEPE-MA será realizada durante a programação do sexto Seminário de Líderes Educacionais em setembro, que haverá uma homenagem à diretoria da entidade e aos membros do Conselho Fiscal.