Notícia
SINEPE-MA REALIZA EM IMPERATRIZ SEU VIII WORKSHOP, CONSOLIDANDO O APOIO E PRESENÇA NA REGIÃO TOCANTINA
Seguindo o planejamento de solidificar e oferecer um apoio cada vez mais presente, com sua base ampliada para contemplar a região tocantina do estado, foi realizado, na última quarta-feira (04), o VIII Workshop do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Maranhão (Sinepe-MA), desta vez tendo o município de Imperatriz (MA) como sede. O evento aconteceu no campus do Uniceuma de Imperatriz e foi transmitido também online. A programação contou com a presença de diversos gestores e representantes das instituições de ensino privado da região.
A primeira palestra foi ministrada pela Conselheira e Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Estadual de Educação (CEE-MA), Adriana Campos Marques, que abordou o tema “Atos regulatórios das instituições privadas de ensino da educação básica perante o Conselho Estadual de Educação”. Na sequência, o assessor jurídico do Sinepe/MA, Edgard Carvalho Sales Neto, conduziu a palestra sobre os "Contornos jurídicos da inclusão nos estabelecimentos de ensino privado". Encerrando a programação do workshop, os gestores das instituições de ensino debateram o tema “Relato de experiências na perspectiva da inclusão responsável”. Este último tema foi apresentado pela 2ª vice-presidente do Sinepe-MA e Conselheira do Conselho Municipal de Educação de São Luís (CME-SL) e do CEE-MA, Elsa Helena Almeida Balluz.
No período da tarde, as atividades do Sinepe-MA na região tocantina tiveram seguimento com a realização de mais uma Assembleia Geral do sindicato em solo imperatrizense. Essa edição foi especial por contar com a participação da professora Elizabeth Guedes, presidente da Câmara de Ensino Superior da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen) e da Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP). Ela palestrou e debateu com os participantes sobre as mudanças e atualizações no ensino superior, com foco no tema “Novo marco regulatório do Ensino a Distância (EAD) e seu impacto sobre as instituições de Ensino Superior”. Além disso, foram discutidas questões específicas relacionadas ao ensino privado na região. Durante o evento, os gestores dividiram experiências e compartilharam seus anseios e demandas de acordo com a realidade local.
“O sindicato valoriza a comunicação aberta e transparente com as instituições de ensino. Identificamos uma grande demanda na região tocantina, onde gestores manifestaram a necessidade de uma maior proximidade e de uma comunicação mais direta, especialmente em relação aos atos regulatórios e à inclusão. Com isso mapeado, estruturamos a programação deste Workshop para atender de forma imediata essas demandas apresentadas pelos gestores, contando com a participação de especialistas para esclarecer essas questões durante o evento. Asseguramos que os educadores da região possuem uma representação ativa e comprometida”, destaca André Luiz Pereira Israel da Silva, presidente do Sinepe-MA.
Um agradecimento especial aos nossos patrocinadores:
|
||