Notícia
SINEPE-MA reúne lideranças escolares para debater inovação, inclusão e gestão educacional
Plateia cheia e um coro vibrante que repetia: “Transformar a Educação no Maranhão!”. Assim encerrou o VII Seminário de Líderes Educacionais, realizado nos dias 03 e 04 de abril no Auditório Zeca Belo, no Multicenter Sebrae. Promovido pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Maranhão (SINEPE-MA), o evento teve como tema “Conexões com a realidade: o compromisso com o agora!” e reuniu gestores, coordenadores e assessores pedagógicos de dezenas de escolas particulares da capital e do interior do Maranhão.
Durante os dois dias de evento, a programação de palestras e oficinas promoveu uma imersão com os participantes em debates atuais para o cenário educacional, como inteligência artificial, educação inclusiva e gestão financeira e administrativa de estabelecimentos de ensino. O presidente do SINEPE-MA, André Israel, destacou a importância da programação e do momento de colaboração entre as escolas.
“A concorrência não é sua inimiga. Ela pode ser exatamente o que falta para você ter sucesso. Parece paradoxo isso, mas um dos objetivos que tenho como líder do SINEPE é juntar as escolas de maneira estratégica, para que cada uma se respeite na sua individualidade, mas que também possam unir forças para transformar a educação”, declarou.
A programação contou com nomes de referência no cenário educacional, a exemplo de Alanna Landim (MG), Virgínia Albuquerque (MA), Vanessa Freitas (SP), Luis Laurelli (SP), Tânia Fontolan (SP), Thaiz Albuquerque (PA), Luciana Reis (MA), Omar Nohmi (MG) e Tálison Machado (CE). Entre os temas debatidos nas palestras e oficinas estiveram a inteligência artificial, práticas de inclusão, gestão por indicadores financeiros, fluxo de caixa escolar, saúde mental e novos paradigmas da gestão educacional.
Patrocínio
O VII Seminário de Líderes Educacionais contou com o patrocínio de Desk Móveis Escolares; Eduall Bilingual Solution; Bith Eventos; Impacto Outdoor; Fibonacci Sistema de Ensino; Bernoulli Sistema de Ensino; Editora DoGo Maker; Accont Contabilidade e Soluções Empresariais; Escola da Inteligência; Febracis; Z26; Instituto Áquila; Isaac; EdukMe; SAS Educação; Kedu; Zyon Tecnologia; Acerplan Consultoria e Assessoria Educacional; Sistema Farias Brito; Totvs; Fortes Tecnologia; Não é Drama; Sales Advogados Associados; Território da Leitura; RD Soluções Tecnológicas; Zoom; Peper Proteção Escolar; Fixtell; e apoio de Fontourha Gestão de Pessoas e Negócios; Sebrae; e Unitá Arquitetura.
Quem participou do evento aprovou a programação. Foi o caso da consultora e assessora de Direito Educacional, Jossiany Lessa. “Participar de um evento assim é muito importante, até para que a gente entenda mais sobre educação e os avanços tecnológicos. É sempre bom estar aprendendo coisas novas e que fazem sentido no dia a dia da escola. Tenho aprendido bastante, ganhei experiência e conheci outras pessoas da área. Foi uma experiência muito enriquecedora”, destacou.
O presidente do SINEPE, André Israel, garantiu que a intenção é realizar novas edições do evento nos próximos anos. “Esse seminário foi, sem dúvida, um momento enriquecedor para todos nós. É esse tipo de espaço que fortalece a nossa rede, inspira novas práticas e renova o nosso compromisso com a excelência”, pontuou o presidente.
A continuidade da programação já tem até um novo nome: os debates, oficinas e palestras vão continuar no Educa/MA 2026, um evento a ser realizado no próximo ano e que terá o propósito de transformar, unir e impulsionar a educação particular do nosso estado. “Investir em educação é sempre o melhor caminho. Por isso seguimos com nossos gestores conectados e comprometidos a sempre fazer o melhor em suas instituições. Quem ganha é todo o Maranhão!”, complementou André Israel.