SINEPE/MA

Notícia

SINEPE-MA se manifesta sobre o fechamento das escolas particulares

Com o Decreto Estadual No. 36.531, de 03 de março de 2021 que estabelece a suspensão de aulas presenciais no Maranhão, nos manifestamos a favor da abertura das escolas.

Educação é serviço essencial. A escola possui um relevante papel social, prestando serviço educacional e além, contribuindo para aspectos psicológicos, emocionais, de saúde e segurança de seus alunos. Precisamos lutar para minimizar os impactos que a pandemia tem causado no desenvolvimento e aprendizado de crianças e jovens. 

Estamos atentos e preocupados com o cenário da saúde neste momento. Lembramos que, desde agosto de 2020, as instituições de ensino do Maranhão estão em funcionamento híbrido, cumprindo rígidos protocolos de biossegurança. Nesse tempo, as evidências demonstram que o ambiente educacional é extremamente seguro, com baixo risco de contaminação. Portanto, compreendemos que a restrição das atividades educacionais não mudará o cenário epidemiológico, mas ocasionará um enorme prejuízo à sociedade. 

Diante disso, pedimos ao poder público que permita que as instituições de ensino permaneçam abertas, mantendo o funcionamento híbrido. 

Destacamos que o espaço escolar tem sido um aliado na educação de regras de biossegurança em suas comunidades. Temos o apoio e compromisso de alunos e famílias no cumprimento das medidas sanitárias fundamentais para o combate à pandemia, como uso de máscara, higienização de mãos e distanciamento social. 

Reivindicamos que preservem o direito de nossas crianças e jovens à educação. O presente e o futuro de nosso estado dependem disso. 

São luís, 04 de março de 2021 

SINDICATO DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO NO ESTADO DO MARANHÃO – SENEPE/MA

 #escolaaberta