SINEPE/MA

Notícia

UMA  PERDA IRREPARÁVEL!

“Acredito que a escola não deve perder o sonho de educar. Que possamos fazer o melhor pela educação, para que tenhamos cidadãos honestos e conscientes". As palavras são de um grande educador que dedicou três décadas da sua vida ao SINEPE-MA.

O Professor Raimundo Soares Figueiredo ou, simplesmente, Professor Figueiredo como era conhecido, foi um exemplo de ética, humildade e amor pela educação. Ao longo de sua honrosa caminhada, acumulou impressionante conhecimento, que sempre fazia questão de compartilhá-lo. 

O fiel e competente profissional, empresário e dirigente sindical, defensor incansável dos valores éticos e morais, Professor Figueiredo integrou a direção superior da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (CONFENEN) em sucessivas reeleições, no período de novembro de 1989 a novembro de 2017, quando passou a compor o Núcleo Superior de Estudos e Consultoria. 

Por trinta anos o SINEPE-MA teve a honra de ser presidido por Figueiredo contribuindo para a formação de muitas gerações e fortalecimento da imagem das escolas particulares. 

Para o atual presidente do sindicato, e grande admirador do trabalho do Professor Figueiredo, Paulino Pereira, a educação particular brasileira como um todo e, especialmente, a do Maranhão perde um grande líder. “Estamos de luto! Somos testemunhas da honradez do nosso amado Mestre, que sem dúvidas deixou o seu legado”, expressa Paulino.

Um exemplo que marcou a história

Professor Figueiredo não deixou seu legado apenas no SINEPE-MA.  Por onde passou  seu nome fez história. Um exemplo foi quando, em 6 de maio de 1984, Figueiredo se reuniu, em assembleia presidida pelo Dr. Roberto Dornas, representantes dos estabelecimentos particulares, no Auditório do Colégio Maranhense, para revitalizar e reestruturar a Associação dos Estabelecimentos de Ensino do Maranhão. Uma semana depois, com a presença de 34 representantes dos estabelecimentos, foi fundada a Associação Profissional dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado  do Maranhão (ASPEEMA), tendo como presidente o Professor Figueiredo.

Dois anos depois, em 1986, Figueiredo recebeu a Medalha do Mérito Timbira, a maior honraria do Poder Executivo do Estado do Maranhão, por relevantes serviços prestados à sociedade.

Seus feitos não acabaram por aí, em 30 de junho de 1988, o professor liderou a transformação da Associação Profissional dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Maranhão no atual Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Maranhão (SINEPE-MA). Poucos meses depois, em 2 de dezembro, Figueiredo levou o sindicato, seguindo a FENEN, a aderir ao Pacto Social sobre o reajuste das mensalidades de janeiro de 1989, em uma tentativa de conter a inflação.

Já em 2018, o maranhense nascido em São Luís, casado com Isa Bezerra Figueiredo, pai de quatro filhos e avó de 11 netos, Raimundo Soares Figueiredo recebeu da Assembleia Legislativa do Maranhão a medalha de Honra ao Mérito Legislativo  Manoel Beckman.

Mais que um líder, para o SINEPE-MA a trajetória do Professor Figueiredo é um exemplo de garra, determinação e zelo pela educação. Ao mestre Raimundo Soares Figueiredo, nosso muito obrigado!