História
Assembleia sob a presidência do Professor Geraldo de Paiva Dornas, presidente da Federação Nacional dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (Fenen), atual Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino – CONFENEN, reúne representantes dos estabelecimentos particulares do Maranhão, no Auditório do Colégio Maranhense, para revitalizar e reestruturar a Associação dos Estabelecimentos de Ensino do Maranhão.
Com a presença de 34 representantes dos estabelecimentos particulares do Maranhão, é fundada em assembleia geral a Associação Profissional dos estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Maranhão – ASPEEMA. A diretoria é eleita, tendo como presidente Raimundo Soares Figueiredo, do Colégio Batista Daniel de La Touche.
A Fenen publica documento intitulado “A questão do salário-educação”, uma obra na defesa da privatização do ensino nacional. A ASPEEMA corrobora visão ao reafirmar que valor da bolsa é insuficiente para manter o aluno bolsista da comunidade na escola.
Registrada na Delegacia Regional do Trabalho do Estado do Maranhão a Associação Profissional dos estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Maranhão – ASPEEMA.
ASPEEMA participa do XX CONEPE, que resultou na Declaração de Florianópolis, com 10 pontos norteadores, entre eles: educação é direito de todos; a família é a primeira sede natural do direito e do dever de educar; ao Estado cabe o dever de assegurar a educação; liberdade democrática implica autonomia escolar; e não há democracia sem liberdade de ensino.
A Associação Profissional dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Maranhão realiza o Dia D, um debate sobre a educação básica, realizado com a participação de toda comunidade escolar. A proposta era encontrar alternativas para uma educação que correspondesse às necessidades de mudanças da sociedade brasileira.
ASPEEMA decide não iniciar o ano letivo até resolução de impasse com governo em relação ao reajuste considerado irrisório de 35% determinado nos decretos 93.893/87 e 93.911/87.
A Associação Profissional dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Maranhão, em assembleia, é transformada em Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Maranhão - Sinepe/MA.
Sinepe/MA, seguindo a Fenen, adere ao Pacto Social, que versa sobre o reajuste das mensalidades de janeiro de 1989, em uma tentativa de conter a inflação.
Sinepe/MA realiza o “Dia da Verdade”, uma ação nacional que em São Luís aconteceu no auditório do Colégio Maristas. A ideia era discutir os problemas fundamentais da educação brasileira.
Realizado o II Encontro Norte/ Nordeste de Estabelecimentos Particulares de Ensino, em São Luís, tendo à frente o Sinepe/MA.
Sinepe/MA apoia a realização do Fórum Maranhense de Tecnologia Educacional, realizado no Centro Integrado Rio Anil (Cintra).
O sindicato adere, juntamente com as escolas particulares de São Luís, à Campanha em Favor da Criança e do Adolescente, realizada pela Prefeitura de São Luís.
Entidade realiza o Seminário sobre a nova LDB e a Implantação do Projeto Pedagógico em Estabelecimentos de Ensino Básico.
Realizado o Seminário sobre planejamento educacional e diretrizes curriculares.
Sinepe/MA dá sua aprovação à medida provisória que libera as escolas particulares para cancelarem o contrato com alunos que estão há mais de 3 meses com pagamento em atraso.
Seminário sobre as reformulações no regime escolar com foco no projeto pedagógico é realizado pela entidade.
Sinepe/MA envia carta aos diretores das escolas particulares reforçando a necessidade dos estabelecimentos se unirem em prol dos interesses da classe e da educação.
Realizada a Conferência sobre o Novo Código Civil e Reflexos nas Escolas Particulares.
Sinepe/MA indica dois representantes para participar do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Estado do Maranhão.
Temas como Reforma Universitária e Sistemas de Cotas pautaram uma rodada de debates promovida pelo Sinepe/MA com o deputado federal Gastão Vieira, presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara.
Seminário “A Programação Neurolinguística Aplicada a Educação”, realizado pelo Sinepe/MA, tem o patrocínio do Sinepe/MA.
Encontro Pedagógico realizado pelo Sinepe/MA prepara educadores e gestores escolares.
Seminário “Matrículas e rematrículas: Medidas Preventivas à Inadimplência Escolar”, com o advogado e palestrante Célio Müller, reúne educadores e administradores das escolas em São Luís.
Palestra “Afinal... Por que nossos alunos não aprendem?”, com prof. Serrano Freire, debate a educação em São Luís.
Sinepe/MA realiza o Encontro “Preparando a Escola para o ano 2014”
Sinepe-MA promove, no Hotel Brisamar, o I Seminário de Líderes Educacionais, voltado para gestores, lideranças escolares e advogados. Evento faz parte do Programa Escola de Gestores e discute temas como gestão de marketing educacional e financeira.
A segunda edição do Seminário de Líderes Educacionais, realizado pelo sindicato no Pestana São Luís Hotel, traz especialistas em gestão educacional reconhecidos nacionalmente na área.
III Seminário de Líderes Educacionais repete o sucesso das duas edições anteriores