SINEPE/MA

Notícia

05 dicas para cultivar uma rotina saudável de estudos

Estudar é um hábito importante e que deve ser cultivado – disso ninguém discorda. No entanto, para estudar de maneira inteligente, aprendendo da melhor forma possível os conceitos ensinados em sala de aula, é importante estar atento a alguns aspectos.

A gestora escolar Elsa Balluz, que integra a diretoria do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Maranhão (Sinepe/MA), dá algumas dicas de como fazer do momento de estudos algo que realmente agregue à rotina dos estudantes.

01 – Providencie um ambiente adequado.

Um ambiente bem iluminado, com espaço para estudar e organizar o material, pode ajudar as crianças a perceberem a validade e a importância do hábito de estudar. Outro ponto fundamental é evitar as interferências: o ambiente de estudos deve ser livre de distrações como televisão e celular. “Assim, a família demonstra que é natural reservar um momento para os deveres. Ao criar uma rotina, ela ajuda a estimular a autonomia das crianças e adolescentes”, explicou.

02 – Cuidado com o excesso.

Sim, é isso mesmo que você leu. O tempo de estudo não deve ser excessivo. “Precisa ser equilibrado, para não sobrecarregar o estudante ou, pior, até mesmo criar uma rejeição aos estudos”, orientou Elsa Balluz. Segundo a educadora, uma hora por dia é suficiente para as crianças mais novas, que também precisam brincar. Já no caso dos adolescentes, o tempo dedicado aos deveres de casa não deve ultrapassar três horas diárias.

03 – Descubra qual método funciona melhor.

Mapas mentais, esquemas, anotações, grifos com canetinhas coloridas... cada um tem uma técnica para fixar melhor os conteúdos na hora de estudar. O papel dos pais é ajudar os filhos a entender o que funciona melhor para cada um. “Ouça seu filho e dê a ele a liberdade de escolha do método. Mostre que todos têm tarefas a realizar e que a organização e o método fazem a diferença. Liberdade combina com responsabilidade”, afirmou.

04 – Não tenha medo de jogos e brincadeiras.

Estabelecer o ritmo de estudo em casa, especialmente nos primeiros anos, é tarefa da família. Mas esse momento pode ser lúdico e divertido. Folhear um livro, ouvir uma história ou montar um quebra-cabeça também são momentos de aprendizagem. “Vale pensar em preparar um canto confortável, com almofadas, e variar as atividades sempre que possível”, ensinou Elsa Balluz. De acordo com a educadora, atividades desse tipo estimulam a concentração, fundamental na hora de estudar.

05 – O lazer também é importante.

O lazer saudável permite à criança e ao adolescente aprender mais sobre si, sobre os outros e o contexto em que ele vive. Assim, a rotina das crianças e adolescentes precisa incluir horas de estudo, mas também momentos de brincadeira, bem como a convivência com pais, irmãos, amigos e parentes.

No caso dos adolescentes, é importante respeitar também os momentos de sono, essenciais para o desenvolvimento biológico adequado. “O importante é estabelecer limites e construir elos de confiança”, frisou.

Partiu estudar de maneira mais saudável para conseguir bons resultados?