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Artigo: Dia Mundial da Educação

Dia Mundial da Educação

 

Dia Mundial da Educação! Falar de educação na contemporaneidade implica abandonar concepções tradicionais que foram construídas ao longo das décadas, desconstruindo conceitos ultrapassados para buscarmos alcançar os novos e atuais propósitos e metas da educação.

Vivenciamos um contexto totalmente inovador que convoca toda a comunidade escolar a questionar e rever suas práticas. Qual a expectativa dos pais em relação à educação? O que objetivam os professores em sala de aula? O que os alunos desejam aprender? Independente do momento pandêmico vivenciado nos dois últimos anos, a globalização e a tecnologia provocaram mudanças substanciais no papel do aluno, e do professor, fazendo surgir uma nova concepção de escola. O professor deixa o papel de protagonista, detentor do saber e cede esse tão sagrado lugar ao aluno, responsável em construir seu próprio conhecimento, imerso na prática impactante das metodologias ativas.

 

A educação evoluiu ao longo da história: vivenciamos o tempo em que bom aluno é o que decorava tudo que lhe era proposto ou ensinado; quando não havia imprensa, essa era a realidade: decorar era sinônimo de excelência discente. Com o surgimento da imprensa, o aluno exemplar era aquele que “copiava até a vírgula do professor”; o professor despejava seu saber no quadro ou lousa e ao aluno competia copiar. Surgem os livros didáticos, trazendo nova inquietação aos docentes, que passam a questionar: “se os livros trazem o saber, a informação, qual passa a ser a minha função na escola?”.

 

Foi a vez de terem reconhecimento os grandes teóricos da educação como Piaget, Vygotsky, Wallon, Emília Ferreiro, que através de suas teorias, a exemplo do construtivismo, que sugere, como fundamento, que o conhecimento deve ser construído, numa interação com o meio e com o outro, dando ênfase à afetividade. Mais recentemente, as inovações promovem novas mudanças na missão do professor, assim como na atitude do aluno, que escolhe o que quer aprender; escolhe, busca e encontra, na web, aulas acerca daquilo que supõem que precisam saber.

 

São incontáveis as ofertas em vídeos, preferencialmente curtos, de aulas de qualquer natureza ou assunto. Reportamo-nos até então, à educação formal, acadêmica; mas educar é muito mais. No presente século, educar implica incluir, n processo ensino aprendizagem temas referentes à tecnologia, habilidades sócio-emocionais, cidadania, educação financeira, educação moral e ética; sustentabilidade, consumo consciente, ecologia e, para tanto, são imprescindíveis as parcerias.

 

Hoje são muitos os parceiros da educação: todos aqueles que de alguma forma influenciam nossos alunos, mudando-lhes atitudes e comportamentos, contribuem com a sua educação. Nesse sentido temos tios, madrinhas, avós, babás, vizinhança, televisão, igreja, internet e toda sorte de influência que comunica, informa e forma. Assim sendo, é mister reconhecermos a necessidade de escolhermos os melhores parceiros para a educação dos nossos filhos.

 

Educar é muito além de uma formação acadêmica, é despertar no aluno o compromisso com a construção do seu próprio projeto de vida, que é individual e personalíssimo. Espera-se que a educação dê conta de preparar o aluno para um mercado de trabalho? Isso e muito mais: desenvolver habilidades indispensáveis ao cidadão deste século, quais sejam criticidade, criatividade, inclusão, respeito à diversidade, espírito colaborativo, comunicação, empatia, perseverança, resiliência, dentre outras. No dia Mundial da

 

Educação importa valorizar esse profissional que busca, incansavelmente, aperfeiçoar-se no intuito de conhecer esse novo aluno, capacitando-o a superar dificuldades, a solucionar problemas e a conquistar desafios. Essa é a nossa MISSÃO: árdua, mas extremamente gratificante! A nós educadores, Feliz Dia da Educação!

 

Ana Lília Figueiredo Teles de Menezes

Vice-presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Maranhão (Sinepe/MA)