Notícia
CARTA ABERTA DE AGRADECIMENTO DO SINEPE-MA
O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Maranhão - SINEPE/MA percebeu, desde o início, que a pandemia da COVID-19 seria um desafio a ser superado por toda a comunidade escolar, órgãos governamentais e agentes públicos. Nossos esforços sempre foram em torno do diálogo para descobrir a melhor maneira da educação no Maranhão não parar. Quando o SINEPE organizou um protocolo sanitário - com a criteriosa orientação da médica infectologista Maria dos Remédios Carvalho Branco, a quem agradecemos - foi pensando não apenas nas escolas particulares filiadas, mas em toda a atividade de educação no estado. O documento foi aprovado e compartilhado como exemplo pelos órgãos públicos e São Luís tornou-se a primeira capital do nordeste a retornar às aulas presenciais em agosto do ano passado. Graças a essas ações, conseguimos adaptar o ensino para que o ano letivo 2020 fosse concluído sem prejuízos e pudéssemos planejar 2021 de acordo com as necessidades de cada instituição. Conseguimos alcançar o objetivo, mas nenhum dos resultados obtidos até aqui foi conquistado sozinho.
A notícia de que o Governo do Maranhão antecipou o calendário de imunização para professores do ensino público e particular foi recebida com grande satisfação, já que garante ainda mais segurança em nossas atividades. Agradecemos ao Secretário Estadual de Saúde, Carlos Lula, pela sensibilidade com que tratou as pautas levadas até ele.
O SINEPE também ressalta os esforços conjuntos com a Secretaria Estadual de Indústria e Comércio, que na figura do seu titular, Secretário Simplício Araújo, proporcionou aos estabelecimentos de ensino do Maranhão a oportunidade de demonstrar a importância da educação no âmbito social e econômico, reconhecendo seu status de atividade essencial. Com a mesma estima, agradecemos ao Secretário Estadual de Educação, Felipe Camarão, com quem sempre tivemos abertura para dialogar e apresentar nossas demandas em favor das escolas.
Ao Governador do Maranhão, Flávio Dino, o SINEPE agradece em nome de todas as nossas escolas filiadas pelo apoio, desde o início, para que pudéssemos continuar trabalhando. Ao autorizar o retorno às aulas, o executivo estadual demonstrou a importância da educação como atividade essencial, em harmonia com o pensamento de grandes entidades como OMS e UNICEF, para quem as escolas devem ser as últimas a fechar e as primeiras a reabrir em situações de adversidade.
Agradecemos a todos os professores, corpo técnico e pedagógico das escolas, que permaneceram comprometidos a adaptar as aulas para o sistema remoto, quando houve a suspensão das aulas presenciais. E que também entenderam quando era o momento certo de pedir o retorno às atividades, pedido atendido pelo governo estadual, graças à observância dos protocolos sanitários indicados pelo SINEPE. Destacamos ainda a parceria exitosa com entidades que sempre nos deram suporte em nossas demandas e auxiliaram na busca de soluções; Ministério Público, através das Promotorias de Educação e os Conselhos Estadual e Municipal de Educação.
Encerramos esta carta agradecendo a todas as famílias do Maranhão por permanecerem ao nosso lado nesse desafio, encarando mudanças, tudo para manter seus filhos estudando. Continuem contando conosco para garantir uma educação de qualidade aos maranhenses.
São Luís, 16 de abril de 2021
Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Maranhão - SINEPE/MA