Notícia
Creches e berçários reabrem a partir de segunda-feira (8)
Após o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), anunciar na última quarta-feira (3), novas medidas para tentar frear o avanço da Covid-19 no estado, a Secretaria de Estado de Indústria e Comércio do Maranhão (Seinc), divulgou uma portaria flexibilizando o funcionamento de atividades comerciais na Grande Ilha de São Luís, durante o período de 5 a 14 de março.
Dentre os estabelecimentos, estão as creches e berçários, que reabrem a partir da próxima segunda-feira (8). A medida tem base na Portaria nº 50/2021/SEINC, que autoriza o funcionamento das instituições com atendimento de crianças com até 3 anos de idade.
Durante este período, as unidades (Minimaternal, Maternal 1 e Maternal 2), passam a funcionar das 6h às 21h.
#EscolaAberta
Desde o anúncio do Decreto N° 36.531de 03 de março de 2021 que estabelece a suspensão de aulas presenciais no Maranhão, o SINEPE-MA se manifestou a favor da abertura das escolas, por acreditar que a educação é serviço essencial.
O sindicato entende que a escola possui um relevante papel social, prestando serviço educacional e além, contribuindo para aspectos psicológicos, emocionais, de saúde e segurança de seus alunos. “Precisamos lutar para minimizar os impactos que a pandemia tem causado no desenvolvimento e aprendizado de crianças e jovens. As instituições seguem cumprindo rígidos protocolos de biossegurança para garantir a segurança de alunos, professores e colaboradores. Evidências já demonstram que o ambiente escolar é extremamente seguro, com baixo risco de contaminação. Por tanto, vamos continuar lutando para garantir a educação séria e presente sem prejuízos para alunos ou instituições de ensino”, defende Paulino Pereira, presidente do sindicato.