Notícia
Crianças X COVID-19: G1 elenca estudos que comprovam que escolas não são o foco da transmissão em crianças
O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Maranhão (SINEPE-MA) permanece atento aos mais recentes dados científicos sobre a pandemia da COVID-19, dentro e fora do ambiente escolar.
No início deste mês de março, uma matéria publicada pelo portal G1 elencou uma série de pesquisas ao redor do mundo com informações que reforçam a segurança da volta às aulas quando observadas medidas de distanciamento e proteção que já são praticadas nas escolas do estado.
O Centro de Controle de Doenças Europeu (ECDC) diz não ter encontrado “nenhuma evidência de que as crianças ou ambientes educacionais sejam propagadores da COVID”, inclusive com destaque para o menor potencial transmissor do vírus: quando se trata de crianças, elas transmitem menos que adultos.
Outro artigo recentemente publicado em uma revista médica dos Estados Unidos, especializada em pediatria, apontou que o fechamento de escolas não causa impacto na redução da transmissão do novo coronavírus. A pesquisa que saiu na Jama Pediatrics ressalta que outras mudanças de rotina foram mais eficazes, como a adoção de home office para reduzir a circulação de pessoas nos ambientes de trabalho.
Na Austrália e na Itália, pesquisadores foram além: seus estudos dão conta de que a transmissão em ambiente escolar é pequena, limitada e muito mais fácil para ser contida. Visto que há maior rigor nos protocolos de segurança e distanciamento nesses ambientes. O estudo publicado na revista médica The Lancet deixou claro que crianças e professores “não contribuíram significativamente para a transmissão da doença”.
Todos os dados citados já norteavam as ações do SINEPE desde o início da pandemia e durante a preparação para a volta às aulas presenciais. O planejamento, seguindo rigorosas medidas de higiene, distanciamento e segurança, está presente no protocolo seguido por nossas escolas filiadas e aprovado pelas autoridades locais.
Reforçamos que o esforço pela segurança e saúde da nossa sociedade deve ser um compromisso assumido por toda a comunidade escolar. Até que a vacina chegue a todos os maranhenses, seguimos vigilantes aos protocolos e garantindo que nossos professores, técnicos, funcionários, alunos e suas famílias possam permanecer em segurança.
Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Maranhão (SINEPE-MA)