Notícia
Escola de Gestores busca preparar líderes para a perspectiva de educação atual
Responsáveis pela condução eficaz das instituições escolares, os líderes educacionais precisam estar alinhados às novas metodologias de gestão e ensino, desenvolvendo permanentemente habilidades para que conduzam as equipes ao melhor desempenho e as unidades de ensino à melhor prestação de serviço aos estudantes. Essas capacidades são adquiridas, principalmente, através de cursos, palestras, leituras e grupos de estudos. Foi com esta perspectiva que o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Maranhão (Sinepe/MA) criou o Projeto Escola de Gestores, ainda no ano de 2015.
“O sindicato tem um papel fundamental: capacitar e estimular os gestores das instituições privadas de ensino para o desenvolvimento de um processo educativo inovador, e é isto o que estamos buscando com a Escola de Gestores”, afirma Paulino Delmar Rodrigues Pereira, presidente do Sinepe/MA.
O projeto tem a proposta de capacitar diretores e outros líderes do âmbito escolar através da promoção de eventos de qualificação. Um exemplo de ação da Escola de Gestores foi a realização de quatro edições do Seminário de Líderes Educacionais, que abordaram temas essenciais na rotina dos estabelecimentos de ensino, como gestão escolar integrada; gestão empreendedora; avaliação dos gestores educacionais e gestão do comportamento dos alunos.
“O cenário atual nos conduz à concepção de uma escola sob um enfoque sistêmico no âmbito da gestão escolar. Dessa maneira, surge a necessidade de formação especializada do gestor com este novo perfil. É preciso aliar a visão estratégica e empreendedora à compreensão do seu papel como educador, integrando a gestão da qualidade educacional e do fazer pedagógico para a formação intelectual de cidadãos livres, conscientes e preparados para o enfrentamento dos desafios de um mundo cada vez mais competitivo”, avalia Paulino Delmar Rodrigues Pereira.