SINEPE/MA

Notícia

Férias para... aprender: período de descanso ajuda a desenvolver competências sociais e emocionais

Férias para... aprender

Período de descanso e brincadeiras também é importante para o desenvolvimento de competências sociais e emocionais

 

Férias para descansar? Sim, mas também para aprender. Assim como os semestres letivos, as férias de crianças e adolescentes funcionam como um período em que é possível exercitar competências e desenvolver conhecimentos. Quem explica é a gestora escolar e vice-presidente do Sinepe/MA, Ana Lília Figueiredo Teles de Menezes.  

Segundo Ana Lília, ao longo das férias os alunos lidam mais com questões do cotidiano, relacionadas à convivência familiar e com a vizinhança; “A maior convivência com familiares e vizinhos desenvolve de forma surpreendente o aspecto social da criança, oferecendo oportunidades de descobertas e amadurecimento sobre temas como comunicação, liderança, empatia, compartilhamento e tantas outras questões essenciais ao desenvolvimento infantil”, explica.

Enquanto se relacionam e aprendem sobre convivência, os estudantes também aproveitam para recarregar as baterias. As férias ajudam a recarregar as energias após um ano letivo inteiro – e são importantes tanto para os estudantes quanto para a equipe que trabalha na escola. “Tanto a equipe da escola quanto os alunos precisam quebrar a rotina e se dedicar a atividades que alimentam a alma e o espírito”, analisou a gestora.

Estímulo

As brincadeiras colaboram com o desenvolvimento das crianças e ajudam o cérebro a formar conexões neurais. Os pais são de extrema importância nesse processo. “Eles podem colaborar investindo tempo e se planejando para atender às necessidades emocionais dos filhos”, orientou Ana Lília. Ela explicou ainda que o planejamento deve incluir a convivência prazerosa tanto com os pais, quanto com o restante da família, como avós, tios e primos. “Houve um distanciamento devido à pandemia, mas com planejamento e criatividade podemos encontrar maneiras de essas referências familiares continuarem a ser significativas”, afirmou.

Engana-se, porém, quem pensa que o melhor é lotar a agenda da criança de compromissos e brincadeiras. As férias escolares precisam incluir até mesmo o tempo de não fazer nada. Chamado de “ócio criativo”, esse período é fundamental para desenvolver a criatividade, a habilidade na solução de problemas e exercitar o lado lúdico. “Todas essas são competências essenciais para o adulto do século 21”, concluiu a gestora escolar.