SINEPE/MA

Notícia

NOTA PÚBLICA DE PROVIDÊNCIAS ADOTADAS E ORIENTAÇÃO DO SINEPE/MA SOBRE AS AMEAÇAS DE ATAQUES ÀS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Maranhão – SINEPE/MA, atento ao atual momento vivenciado em nosso estado onde a violência se aproximou perigosamente do ambiente escolar, notadamente após o trágico evento que vitimou diversos alunos em Blumenau/SC, vem a público esclarecer que esta entidade sindical, atuando em favor da categoria que representa e, em especial, na preservação da segurança e da vida dos discentes e colaboradores, adotou de imediato, a seguinte providência:
No último 10 de abril, reunimos a diretoria executiva, com os membros titulares e suplentes, para discutir as ocorrências de ameaças de violência nas dependências das escolas, deliberar sobre ações para coibir possíveis práticas e elaborar nota de orientação às escolas filiadas ao SINEPE/MA. Como convidado, esteve presente em nossa sede, o Coronel da PMMA, José Frederico Gomes Pereira, ex-comandante geral e atualmente na reserva remunerada, proferindo palestra acerca de ações de prevenção e segurança para proteger o ambiente escolar.
Após avaliação e manifestação do corpo de diretores presente, foi deliberada a contratação do consultor para elaborar cartilha ou manual, visando orientar os gestores dos estabelecimentos de ensino filiados ao SINEPE/MA, nas questões ligadas à segurança orgânica.

ADICIONALMENTE, O SINEPE/MA TOMOU AS SEGUINTES PROVIDÊNCIAS:

1) Atuação junto ao Poder Público objetivando conjugar esforços para o enfrentamento das questões ligadas à violência, participando de reuniões, audiências públicas, dentre outras;

2) Requereu sua inclusão na Ação Judicial e ajuizou Ação com idêntico propósito visando a obtenção de autorização judicial para revista de pertences dos alunos, com a eventual utilização de detetores de metais nos pontos de acesso às dependências internas das instituições de ensino, em especial
decisão aos demais estabelecimentos de ensino situados no estado do maranhão;

3) Participação desta presidência, em reunião na Sede do Poder Executivo Estadual, como convidado do Exmo. Sr. Governador do Estado do Maranhão, oportunidade em que fez as seguintes observações/reivindicações em nome da categoria econômica:

a) Reforço da ronda escolar de responsabilidade da segurança pública;
b) Ampliação do efetivo destinado a vigilância armada nas
proximidades das escolas;
c) Uso máximo da inteligência da segurança pública nas investigações dos fatos de ameaças de violência em escolas de fatos noticiados e dos demais devidamente denunciados às autoridades policiais.
d) Criar ou manter em vigência um protocolo de segurança;
e) Dar visibilidade às ações preventivas e de combate à violência que instituições de ensino tem adotado;
f) Divulgar às medidas a serem contidas em protocolos de segurança elaborado pela segurança pública bem como às orientações de órgãos competentes de segurança.

AS ESCOLAS PASSEM A REFORÇAR OS SEGUINTES PROCEDIMENTOS: