Notícia
Nova diretoria do Sinepe-MA toma posse reforçando unidade em torno dos novos desafios da categoria econômica
A posse da nova diretoria do Sindicato dos Estabelecimento de Ensino no Estado do Maranhão foi marcada pelo clima de harmonia e unidade que reconduziu a diretoria anterior a mais um triênio à frente da entidade.
Acompanhado da família, Paulino Pereira recepcionou os diretores do sindicato, dirigentes dos estabelecimentos de ensino associados ao SINEPE e autoridades convidadas para a cerimônia. Estiveram presentes a especialista em educação do Ministério Público do Maranhão, Conceição de Maria Lisboa de Andrade, que representou o titular da Primeira Promotoria de Justiça da Especializada na Defesa da Educação – Dr. Paulo Avelar; a professora Maria Elizabeth Gomes Braga, Conselheira do Conselho Estadual de Educação – CEE/MA representando a presidente da entidade, professora Maria do Perpétuo Socorro Azevedo Carneiro e o Dr. Felipe Maranhão Mussalém, presidente da Associação Comercial do Maranhão, que fizeram parte da mesa, acompanhados ainda pelas professoras Elsa Helena Almeida Silva Baluz e Rebeca Rodrigues Murad Miralla, respectivamente 1ª e 2ª Vice-Presidentes do Sinepe-MA.
Logo após a execução do Hino Nacional, os membros da diretoria, os conselheiros fiscais e delegados representantes junto à Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino assinaram os termos de posse.
Em seu discurso, Paulino Pereira destacou algumas conquistas da gestão passada, como a inauguração da nossa nova sede em dezembro de 2016, a participação direta nas negociações coletivas de trabalho, a implantação de sistema informatizado de gestão sindical patronal, a construção do site interativo na internet, além da contratação de plano de mídia para divulgação das atividades do sindicato, ampliação dos serviços prestados pela assessoria e consultoria jurídica e contratação de uma assessoria de imprensa.
A implantação do programa Escola de Gestores mereceu um destaque à parte. “Esse programa tem o papel fundamental de contribuir com a capacitação e de estimular os gestores das escolas privadas no desenvolvimento de um processo educativo inovador”, pontuou o professor Paulino.
O presidente lembrou ainda os presentes dos desafios que as escolas irão enfrentar na área pedagógica com a implantação da Base Nacional Comum Curricular no Ensino Básico e a reforma do Ensino Médio. As dificuldades com o segmento da educação superior também é motivo de preocupação para o SINEPE e para os dirigentes das instituições particulares de ensino superior. “Vamos enfrentar dificuldades pelo Fundo de Investimento do Ensino Superior (FIES), que tem afetado fortemente o equilíbrio financeiro das instituições de ensino que acreditaram nesse projeto e que fizeram investimentos substanciosos para atender a uma demanda reprimida do ingresso do jovem brasileiro ao ensino superior”, frisou Paulino, que terminou seu discurso reafirmando seu compromisso em aperfeiçoar as propostas, compartilhar ideias e realizar consultas para a construção de maneira participativa das ações do sindicato.