Notícia
Seminário de Líderes Educacionais trabalha competências múltiplas nos gestores
O universo de um estabelecimento privado de ensino, seja ele de qualquer nível escolar, envolve muito mais do que o contexto em sala de aula. Da administração do negócio ao posicionamento estratégico da comunicação, passando por almoxarifado e serviços gerais ao projeto educacional, tudo deve ter atenção do gestor. Para capacitar aqueles que estão à frente das escolas é que foi criado o Seminário de Líderes Educacionais, do Programa Escola de Gestores , promovido pelo Sinepe/MA.
Voltado para diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores e assessores técnicos, o seminário é uma oportunidade para os líderes escolares se capacitarem e refletirem sobre diversos assuntos com impacto direto na gestão escolar. “Fazer a gestão escolar vai muito além de sala de aula. Existe uma rotina administrativa, jurídica, financeira e contábil, que se somam ao projeto pedagógico desenvolvido. Esse dia a dia exige que os líderes tenham competências amplas. É por isso que o sindicato investe na capacitação através dos seminários”, explica Paulino Delmar Rodrigues Pereira, presidente do Sinepe/MA.
Temas
Este ano, a quarta edição aconteceu em junho e abordou os seguintes temas: A reforma do ensino médio, com o professor cearense Ademar Celedônio Guimarães Junior, diretor de Ensino e de Inovações Educacionais no SAS Plataforma de Educação; o crescimento dos cursos de graduação – Ead no Brasil, com o professor Geraldo Siqueira, diretor geral da Faculdade Estácio São Luís; autoavaliação escolar, com Alexandre Ventura, professor da Universidade de Aveiro; e leis espirituais da liderança, com o professor Cidinho Marques, diretor geral do Cei-Coc e master coach.
No campo administrativo, os assuntos abordados foram: a tecnologia como aliada da instituição de ensino (Rafael Pinheiro, gerente de Estratégia e Oferta de produtos/serviços TOTVS para o Segmento Educacional); análise gerencial de balanços para dirigentes escolares (Volnei Castilhos, consultor nas áreas de Finanças e Contabilidade); leis trabalhistas aplicadas às instituições de ensino (Luciana Reis, professora da Estácio São Luís).
“Nossa preocupação ao definir programação é saber o que de fato terá um impacto nas escolas, quais assuntos estão em alta, enfim, as reais necessidades dos nossos filiados”, comenta Paulino Delmar Rodrigues Pereira.
Nos seminários anteriores, alguns das temáticas abordadas foram: gestão de marketing educacional; planilha de custo e orçamentos; gestão financeira e inadimplência; gestão escolar e a liderança criativa; inteligência em gestão; a disciplina escolar à luz do eca; contribuição da neuroaprendizagem para a educação escolar de crianças com transtornos de aprendizagem; papel do diretor/coordenador, gestor administrativo e pedagógico; lei das anuidades escolares e a inclusão; contratos de matrícula; transtornos de aprendizagem e intervenções pedagógicas em sala de aula; a qualidade das instituições privadas de ensino superior; gestão escolar integrada; gestão empreendedora; avaliação dos gestores educacionais e gestão do comportamento dos alunos.