SINEPE/MA

Notícia

Sinepe-MA completa 34 anos de marcos históricos para a educação

Há 34 anos, no dia 30 de junho de 1988, a Associação Profissional dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Maranhão, em assembleia, é transformada em Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Maranhão - Sinepe/MA, um marco histórico para as instituições de ensino particulares da região.

Para entender a trajetória atuante no estado, o presidente do Sinepe-MA, Paulino Delmar Rodrigues, conta um pouco mais sobre as ações marcantes da instituição, os desafios recentes e as perspectivas do sindicato para o futuro.

A criação do Sinepe surgiu de qual necessidade para a classe?

O Sinepe surgiu com a missão de dar seguimento aos trabalhos desenvolvidos em defesa da rede particular de ensino pela, então Associação Profissional dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Maranhão – ASPEEMA.

Quais os principais marcos do sindicato para a educação regional?

Em todos esses anos de existência da ASPEEMA e do Sinepe, inúmeros eventos foram promovidos pelo que se constituíram como marcos de grande importância para a categoria econômica, tais como: congresso norte/nordeste de educação, seminários, oficinas, cursos, etc, todos voltados para prestar suporte técnico/pedagógico visando o aprimoramento dos processos das escolas filiadas.

Nesse período destacamos as ações desenvolvidas junto aos órgãos de fiscalização e controle, junto aos Ministérios Públicos da Educação e Consumidor, PROCON, Conselhos Municipal e Estadual de Educação, sempre buscando o diálogo para o bom relacionamento entre as entidades e a classe empresarial da livre iniciativa.

Quais os maiores desafios do sindicato nos últimos anos?

Sem dúvida a Pandemia da Covid-19 foi provavelmente o maior desafio da educação no Brasil e no mundo. Pesquisas indicam que uma em cada quatro crianças deixaram de ser alfabetizadas e o fechamento das escolas por um período superior a noventa dias consecutivos foi extremamente danoso para a educação.

Quanto aos demais desafios, apontamos as reformas que se processaram no ensino com o avanço da tecnologia educacional que implementada em tempo recorde, carecerá de um trabalho de formação continuada dos professores e modernização da estrutura nas unidades escolares.

Outro fator, foi o fim da obrigatoriedade da contribuição sindical, sem que houvesse um período de transição para que os sindicatos patronais e laborais pudessem se planejar para o enfrentamento da queda das receitas das entidades.

Sobre os horizontes, quais objetivos a instituição tem como missão para um breve e longo futuro?

Trabalhar de forma a ampliar o leque de serviços a serem prestados às instituições de ensino e estabelecer parcerias visando a obtenção outras fontes de receita para garantir a sustentabilidade financeira das entidades e refazer novos e promissores planejamentos estratégicos para o atingimento de novas metas. Finalmente, o que poderá se constituir também como um grande desafio é o possível fim da unicidade sindical.

E para finalizar. Pode descrever os maiores motivos de orgulho e felicidade proporcionados pela itinerância e atuação do Sinepe em prol da classe?

Nos últimos dez anos, o SINEPE realizou sete Seminários de Líderes Educacionais, onde foram realizadas diversas palestras e oficinas com uma diversificação de temas da maior relevância para os gestores escolares, acrescentamos a inauguração da nova sede própria no Centro Empresarial Shopping da Ilha, Ações Judiciais em defesa da categoria, celebração de Convenções Coletivas de Trabalho e sobretudo repassando e orientando os filiados sobre publicação de Leis, Decretos Governamentais, Resoluções e Portarias dos Conselhos de Educação, todos objetivando conceder aos parceiros o suporte necessário para elaboração de suas defesas junto aos órgãos de fiscalização e Poder Judiciário.

Hoje, sem dúvida temos tido o sentimento de que o dever está sendo cumprido.