SINEPE/MA

Notícia

SINEPE-MA encerra o mês de fevereiro com Assembleia Extraordinária


A última sexta-feira do mês de fevereiro foi marcada pela Assembleia Extraordinária realizada pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Maranhão (SINEPE-MA). A reunião começou com o alerta do presidente, Paulino Pereira quanto às medidas de prevenção à COVID-19. Paulino ainda reforçou a orientação às instituições de ensino sobre a comunicação transparente com as famílias. “A qualquer suspeita de contaminaçãoda da Covid de mais de um membro em três salas, simultaneamente e consecutivamente de membros da comunidade escolar da instituição, as famílias devem ser imediatamente informadas e as aulas devem ser suspensas por um período de sete dias. Em caso de confirmação da doença, mais sete dias”, destacou.  

Após alertar os líderes e diretores educacionais das instituições filiadas, o presidente do sindicato deu início às discussões sobre a única pauta do dia: a proposta da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT 2020/2021). Na oportunidade, o presidente do sindicato leu a minuta de ofício com a proposta do SINEPE-MA a ser enviada ao Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino da Rede Particular do Maranhão (SINTERP-MA). 

A redação, elaborada em conjunto  com o setor jurídico do sindicato, discorre sobre propostas como a manutenção da data base da categoria, no mês de março de 2021; manutenção dos pisos salariais existentes na CCT 2019/2020; criação de piso salarial aplicável aos institutos de idiomas, não ao ensino de idioma, com valor igual ao piso dos professores do ensino médio e concessão de um abono indenizatório aos trabalhadores da rede particular de ensino. 

A proposta do SINEPE-MA segue agora para avaliação do SINTERP-MA. Caso seja aceita a proposta, os dois sindicatos publicarão respectivos Editais para a celebração da CCT 2020/2022.