SINEPE/MA

Notícia

SINEPE-MA inicia o mês de abril com Assembleia Geral 

O mês de abril iniciou com a Assembleia Geral realizada pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Maranhão (SINEPE-MA), na tarde desta quarta-feira (7). O encontro virtual, contou com a presença de líderes e diretores educacionais das instituições filiadas, que juntos debateram sobre diversos temas relacionados ao ano letivo de 2021.

A primeira pauta discutida na reunião foi o retorno das aulas presenciais com sistema híbrido de ensino, que cumpre o Decreto Estadual Nº 36.630, de 26/03/2021. Diversos diretores educacionais deram seus depoimentos sobre a realidade do retorno em cada instituição. 

Em reunião, ainda foi feita a leitura do Edital de Convocação de Eleições da Diretoria e Conselho Fiscal do SINEPE para o período do triênio julho/2021 a junho/2024, além da indicação de três diretores de instituições de ensino filiadas para compor a Comissão Eleitoral com o objetivo de exercer as atividades eleitorais. 

Outra pauta de relevância debatida em assembleia, foi a avaliação do pedido de autorização apresentado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino da Rede Particular do Estado do Maranhão (SINTERP-MA) para ajuizar Dissídio Coletivo da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT 2020/2021). Paulino Pereiro, presidente do SINEPE-MA, apresentou aos dirigentes a negativa do SINEPE ao pedido do SINTERP. Na oportunidade, o sindicato apresentou a última contraproposta da CCT-2020/2021 enviada ao SINTERP. 

Por fim, o presidente do SINEPE-MA informou e convidou os dirigentes a participarem do Seminário sobre os “Desafios e Perspectivas dos Itinerários Formativos no Novo Ensino Médio", realizado pela Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (CONFENEN) e Câmaras de Educação Básica e de Ensino Superior. O seminário que acontece no próximo dia 20 de abril, terá duas horas e meia de duração e debaterá sobre os desafios do novo ensino médio.