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SINEPE-MA promoveu II workshop sobre alterações na legislação trabalhista

Em nova etapa do Programa Escola de Gestores, mudanças na legislação trabalhista foi tema de capacitação

 

No último dia 11 de novembro, entraram em vigor mudanças na legislação trabalhista no que diz respeito à jornadas de trabalho, grupo econômico e sucessão empresarial, registros e multas fiscais, teletrabalho, férias, danos e indenizações, atividades insalubres, contrato intermitente, remuneração, acesso à justiça, dentre outros.  Para falar desse assunto, o SINEPE-MA realizou, nos dias 28 e 29 de novembro, o II Workshop para gestores escolares, agora com o tema “Atualização de Práticas e Rotinas Trabalhistas frente ao Advento da Lei 13.467/2017 e Alterações”.

O evento aconteceu na sede do Sindicato, no centro empresarial Shopping da Ilha, e lotou o auditório. Para Valdiná Cordeiro, analista de Recursos Humanos da Faculdade CEST, a oportunidade oferecida pelo SINEPE-MA auxiliou a tirar as dúvidas sobre as mudanças na lei. “Foi muito bom o SINEPE ter promovido uma formação nesse tema, que ainda está muito recente. Com a rotina do dia a dia, a gente do administrativo não tem muito tempo para ficar estudando os pormenores das leis, e uma capacitação assim vem em boa hora”, avaliou a analista.

O workshop foi ministrado pela mestranda em Contabilidade e Administração, Professora Luciana Reis, especialista na área de Recursos Humanos e Contabilidade,  docente da Faculdade Estácio/São Luís. Durante a explanação, ela apresentou os pontos que causam mais dúvidas sobre as mudanças, como remuneração e contrato intermitente. “Acredito que buscar conhecimento sobre esse assunto, orientações com profissionais da área do Direito e contadores, além de conversar com o sindicato patronal, pode ajudar os profissionais que precisam de orientação para a prática do dia a dia”, pontuou Luciana.

O presidente do SINEPE-MA, Paulino Pereira, comemorou o sucesso do evento. “Temos a sensação de dever cumprido com o término deste II Workshop com um tema tão importante e oportuno para o momento. As alterações das normas trabalhistas desperta um interesse muito grande dos gestores escolares e principalmente dos coordenadores da área de Recursos Humanos, porque foram quase 140 pontos de alteração. A boa aceitação dos filiados nos estimula a dar continuidade com o trabalho iniciado na Escola de Gestores”, comemora o presidente.

  O programa Escola de Gestores foi criado pela atual gestão do SINEPE-MA para dar o suporte necessário para o desenvolvimento das escolas privadas, e tem contribuído de forma efetiva no aprofundamento de temas relevantes e tornar cada vez mais atento o dirigente escolar. O próximo evento deverá abordar o uso do E-social como ferramenta de gestão nas escolas.