SINEPE/MA

Notícia

SINEPE-MA realiza Assembleia Geral Extraordinária

Por videoconferência, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Maranhão (SINEPE-MA) realizou na tarde desta terça-feira (12) uma Assembleia Geral Extraordinária para discutir com líderes e diretores educacionais de várias instituições filiadas sobre temas relacionados ao retorno das aulas presenciais. 

Durante a reunião, as primeiras pautas abordadas foram a atualização sobre as últimas decisões do Governo do Estado acerca das medidas preventivas contra a COVID-19; o impacto do adiamento do fim do lockdown no retorno às atividade escolares; e a discussão dos protocolos que serão adotados no retorno às aulas presenciais.

Quanto a atualização sobre as decisões tomadas pelo Governo do Estado em combate ao novo coronavírus, o presidente do SINEPE-MA, Paulino Delmar Pereira repassou as medidas adotadas e alertou sobre a importância do isolamento social, destacando que a medida é necessária diante do cenário que vive o país. 

Outro ponto intensamente discutido durante a reunião foi a notícia do adiamento do fim do lockdown na capital São Luís e nos municípios da grande Ilha (Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar).  Para o presidente do SINEPE-MA, o adiamento terá impacto direto no retorno às atividade escolares, previsto, até então, para o mês de junho. “Temos que discutir antecipadamente novos protocolos de prevenção, pensar em soluções que garantam a segurança dos funcionários e alunos”, destacou.

Paulino Pereira ratificou a importância das instituições filiadas encaminharem manifestações e protocolos que serão adotados no retorno às aulas presenciais. De acordo com o presidente, todo o material será repassado ao Secretário de Estado de Indústria e Comércio (SEINC), em reunião na próxima quinta-feira (14). “Precisamos que o maior número de escolas filiadas encaminhem suas manifestações com sugestões e apontamentos para agirmos com prudência e responsabilidade”, insistiu.

Ciente da necessidade de adaptação à uma nova realidade na educação, a vice-presidente do SINEPE-MA, Elsa Balluz, reforçou que cada instituição análise preventivamente sua estrutura para adequação à medida de contenção de contágio do vírus. “As escolas do ensino infantil, especialmente, devem participar ativamente das discussões sobre os protocolos a serem adotados”, reforçou.