Notícia
SINEPE-MA realiza terceira reunião de negociação com classe laboral
Na reta final de negociação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2019/2020, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Maranhão (SINEPE-MA) realizou na manhã desta segunda-feira (29), em sua sede, a terceira rodada de negociações com o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino da Rede Particular do Maranhão (SINTERP-MA).
Faltando apenas uma assembleia para o fim dos ajustes, o encontro tratou, desta vez, sobre a isenção da taxa paga ao SINTERP-MA para a homologação da rescisão do inciso terceiro do contrato firmado entre as entidades. “Quando houver uma redução da carga horária acima de 25%, que for de comum acordo entre as partes, ou seja, entre o professor, administrativo e a instituição, a homologação de comum acordo deverá ser feita no SINTERP-MA e será isento ao empregador e trabalhador o pagamento da taxa de homologação”, explica o presidente do SINEPE-MA, Paulino Delmar Pereira.
Ainda durante a assembleia o presidente lembrou das dificuldades enfrentadas pelos estudantes das instituições particulares para a renovação do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES). “Isso ocasionou o desequilíbrio financeiro nas instituições. Por exemplo, já estamos no final do mês de abril e o repasse do FIES para as instituições relativas ao ano passado foi insignificativo”, lembra o presidente. Outro ponto levantado por Paulino Pereira foi a expansão do ensino à distância. O presidente lembra que o SINEPE-MA não é contra a nova forma de ensino e reconhece que o modelo é uma forma de democratização, no entanto, alerta para o descontrole da oferta da modalidade. “Ao compararmos os valores dos cursos presenciais e EAD, encontramos uma diferença gritante. Isso tem promovido também uma evasão muito forte nas instituições de ensino presencial para as que oferecem cursos à distância”, alerta.
Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino da Rede Particular do Maranhão (SINTERP-MA), Luís Jorge Lobão Borges, a cada reunião mais avanços são feitos. “Já estamos prestes a concluir as negociações e a cada conversa avançamos cada vez mais, sempre preocupados com os direitos da categoria”, afirma. Ainda conforme o presidente do SINTERP-MA, a expectativa é que na próxima assembleia sejam fechados pontos que ainda estão em aberto. “Em nosso próximo encontro vamos finalizar as cláusulas pendentes e esperamos entrar em acordo com o índice de reajuste. De qualquer forma, não tenho dúvidas que encerraremos as negociações de maneira tranquila e bem equilibrada, como sempre foi”, garante.
Conforme acordado entre as partes, a última assembleia ocorrerá às 15h da próxima sexta-feira (3), na sede do SINTERP-MA.