SINEPE/MA

Notícia

Sinepe-MA reforça a atenção aos protocolos sanitários na volta às aulas

O uso de máscaras, álcool em gel e a higienização constante das mãos são práticas que continuarão a fazer parte do dia a dia dos estudantes no ano letivo de 2022. A vice-presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino  do Maranhão (Sinepe), Ana Lília Figueiredo Teles de Menezes, enfatiza que enquanto não houver alteração das diretrizes em nível nacional, os cuidados sanitários permanecem os mesmos e deverão ser observados pelas escolas.

“Apesar de a grande maioria da população já estar vacinada, precisamos acatar as orientações da resolução vigente, que ainda não sofreu alteração”, afirmou.

Com a consultoria e o suporte de especialistas, o Sinepe-MA foi o responsável pela elaboração do “Protocolo de Retorno às Aulas Presenciais em Tempos de Covid-19”. O documento foi o responsável por dar segurança a famílias e estabelecimentos de ensino. Ao final do ano passado, mais de 90% dos estudantes já haviam retornado ao ensino presencial, segundo estimativas do sindicato.

Nesse contexto, a vice-presidente destaca a importância do acolhimento aos estudantes como fundamental para recuperar o vínculo entre estes e as instituições de ensino. Para identificar como anda o processo de ensino-aprendizagem, é importante que as escolas façam também avaliações diagnósticas. 

“O preparo emocional da equipe escolar é importante para o acolhimento adequado dos estudantes. Em relação aos aspectos pedagógicos, o ano letivo deve começar sempre com avaliações diagnósticas para identificar e suprir eventuais conteúdos defasados do ano anterior”, explicou ela.