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SINEPE participa de reunião com o CNE para discutir a BNCC e reforma do Ensino Médio

A convite da conselheira e presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), profª Suely Menezes, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Maranhão (SINEPE-MA) participou, no último dia 23, de reunião para discutir sobre a ação colaborativa que deverá ser coordenada pelo CNE através da profª Suely, para discutir a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do novo Ensino Médio, que entrará em vigência a partir do ano de 2022. 

Além do presidente do sindicato, Paulino Pereira, participaram do encontro a 1ª Vice-Presidente do SINEPE-MA, Elsa Balluz, as conselheiras do CNE Amabile Passos e Alice Ribeiro, presidentes e membros dos sindicatos das escolas particulares dos estados do Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. 

Na oportunidade, os participantes trocaram ideias e experiências acerca da elaboração do projeto de implantação do novo Ensino Médio, discutiram a pauta e mapearam quais os estados estão mais avançados na elaboração do documento definitivo no que diz respeito à BNCC, tanto do ensino fundamental como médio.

Entenda o novo Ensino Médio

O novo Ensino Médio é uma reforma na grade curricular aprovada durante o governo do ex-presidente Michel Temer pela lei nº 13.415/2017, que alterou as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu mudanças na estrutura do ensino.

Além de ampliar o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1.000 horas anuais, o novo sistema define uma organização curricular mais flexível e adota uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece um currículo comum obrigatório para todos os alunos. O prazo para que escolas se adaptem à nova legislação segue até 2022.

Entre as principais mudanças do novo Ensino Médio estão o aumento da carga horária dos estudantes, ampliada de 2.400 horas para 3.000 horas; a adoção de uma base comum curricular e os itinerários formativos, onde o aluno poderá escolher, de forma consciente e responsável, um percurso de aprendizado que dialogue com seus interesses, anseios e aptidões. 

Itinerários Formativos

Os Itinerários Formativos fazem parte das diretrizes estabelecidas pela BNCC para a Educação Básica e estão diretamente associados às habilidades e competências que todos os alunos devem desenvolver durante o Ensino Médio.

Juntos, os itinerários formativos formam um conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher no Ensino Médio e que permitem que os alunos se aprofundem em conhecimentos específicos de uma área do conhecimento, podendo escolher entre duas ou mais áreas, incluindo a Formação Técnica e Profissional (FTP). Desse modo, os estudantes podem escolher compor parte ou toda a sua carga horária com cursos técnicos, ou Formação Inicial e Continuada, de acordo com a disponibilidade de oferta em cada região.

Cada escola pode definir os itinerários a serem ofertados pela própria instituição, que deve envolver toda a comunidade escolar nesse processo. Além disso, a carga horária do Ensino Médio será dividida entre as disciplinas obrigatórias e os itinerários formativos. Sendo 60% do tempo voltado às disciplinas obrigatórias e o restante é direcionado para a formação à parte, escolhida pelo estudante de acordo o itinerário de sua preferência e as intenções de carreira.

Projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho são conjunto de disciplinas que os estudantes poderão escolher. Desse modo, os estudantes podem escolher compor parte ou toda a sua carga horária com cursos técnicos, ou Formação Inicial e Continuada.