SINEPE/MA

Notícia

SINEPE/MA esclarece sobre novos casos de COVID-19 em escolas particulares de São Luís

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Maranhão - Sinepe/MA tem acompanhado atentamente os relatos de suspeitas e de novos casos confirmados da COVID-19 em ambiente escolar, boa parte entre professores e corpo técnico.
É importante informar que todas as escolas filiadas ao sindicato seguem rigorosamente as exigências previstas no protocolo sanitário elaborado em parceria com consultores de saúde, com base também no decreto estadual que liberou a volta às aulas.
Essas medidas incluem uso de máscara, distanciamento social, rodízio de turmas, disponibilização de álcool em gel e sanitização das áreas comuns frequentadas durante o retorno. E mesmo com todo esse aparato de segurança sanitária, as escolas oferecem ainda o ensino remoto para aquelas famílias que não estão seguras para voltar ao ambiente escolar.
O que tem sido observado, até então, com a volta das atividades presenciais, é que adultos e jovens que voltaram às aulas e seguem todas essas medidas de segurança têm permanecido saudáveis, bem como suas famílias. Na contramão disso, o que percebemos é que o contágio pelo novo coronavírus entre adultos e jovens está mais relacionado à volta das atividades de lazer e diversão ao ar livre.
O cenário em locais como praias, pontos turísticos e outros locais de reunião pública é preocupante: não há distanciamento social, nem todos usam máscaras ou higienizam as mãos. Algo que, como já vimos em todo o planeta, favorece a circulação do vírus.
O Sinepe/MA lembra a todos que a volta às aulas só foi possível graças a uma estabilidade no número de casos, queda nos óbitos e menor ocupação de leitos de hospitais, mas isso pode voltar a piorar caso não haja um compromisso em se manter os protocolos já mencionados.
Permanecemos em nosso dever de informar e orientar as instituições filiadas - e também as não filiadas - no cumprimento das medidas de segurança, propiciando um ambiente seguro para a volta às aulas e a retomada do ano letivo.
Na última semana, um relatório inédito da OMS, Unicef e Unesco definiu como prioritária a reabertura das escolas, mais do que a volta de atividades de lazer e aglomerações sociais.
Esperamos que, diante desses novos casos e dos fatos expostos, as autoridades reforcem a fiscalização de ambientes públicos e - principalmente - a sociedade entenda que evitar uma nova onda de casos é dever de todos.
Continuem acreditando no trabalho do Sinepe/MA e nas escolas particulares, com a certeza da transparência nas ações e firmes na luta contra a pandemia, garantindo um retorno seguro às atividades escolares.