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Volta às aulas: sete dicas para uma acolhida escolar de sucesso

Mais um ano letivo começa e, com ele, centenas de crianças e adolescentes ganham os corredores que, até então, estavam vazios. Quem já fazia parte do corpo escolar chega com vontade de ouvir e ser ouvido e ansioso para reencontrar os amigos. Os novatos, por sua vez, precisam se acostumar com o ambiente e as rotinas escolares. Nesse contexto, a acolhida aos estudantes se torna uma necessidade, que pode inclusive determinar o ritmo das primeiras semanas do novo ano letivo. 

As professoras Ana Lília Figueiredo Teles de Menezes e Elsa Baluz, da diretoria do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Maranhão (Sinepe/MA), listam algumas estratégias para fazer desse momento um sucesso entre toda a comunidade escolar. Confira abaixo.

1. Reforce a sensação de pertencimento.

A escola precisa ser um espaço de acolhimento emocional dos estudantes “É indispensável que as escolas desenvolvam estratégias que estimulem afetividade e empatia, promovendo sentimentos de acolhida e aceitação”, reforça a gestora escolar Ana Lília.

2. Planejamento é fundamental. 

“Todo início de uma nova etapa é motivo para celebrar. A chegada dos alunos representa esse início e, portanto, o ambiente deve ser preparado”, orienta a gestora escolar e diretora do Sinepe/MA, Elsa Balluz. Segundo ela, é importante que a escola planeje as atividades com antecedência, para que estas sejam colocadas em prática desde o primeiro dia de aula. 

3. Promova atividades adequadas para a faixa etária dos alunos. 

“Na Educação Infantil, por exemplo, é oferecido um tempo de adaptação bem específico para os alunos novatos. A hora de conhecer sua primeira escola, para os pequeninos do Maternal, merece também toda a atenção aos detalhes”, relata Elsa. 

Ana Lília, por sua vez, reforça que o desenvolvimento humano tem características próprias que variam com a idade. “As necessidades, inclusive emocionais, de uma criança da educação infantil, são diferentes de uma criança do Ensino Fundamental ou de um adolescente do Ensino Médio. Sendo assim, é preciso pensar no que fazer para que cada um deles se sinta alcançado por esse momento”, explica. 

4.  Aposte no acolhimento em etapas. 

Para acolher os estudantes com atividades adequadas à faixa etária de cada um, dividir o início das aulas em etapas pode ser uma boa ideia. “A cada semana, nós preparamos a chegada de um segmento. Estreamos com os mais velhos, do Ensino Médio, e vamos gradativamente recebendo as turmas, até os mais novos, da Educação infantil”, conta Elsa. 

5. Envolva toda a comunidade escolar nesse momento.

“Na nossa escola, toda a equipe se voltou para receber cada criança, e com habilidade psico-pedagógica, cuidaram dessa imersão na vida escolar. É importante sensibilizar toda a equipe para fazer desse momento uma proposta contínua e não pontual, praticando a escuta ativa por parte de todos os que convivem com os alunos”, destaca Ana Lília. Ou seja, é imprescindível envolver toda a comunidade escolar nesse momento: além de professores e coordenadores, a equipe de manutenção, portaria e até o pessoal de limpeza. 

6. Respeite o tempo de adaptação de cada um.

É importante ter em mente que cada estudante terá um tempo distinto de adaptação à rotina escolar. Isso é especialmente importante no caso de alunos novatos ou dos primeiros anos da Educação Infantil, que ainda estão se acostumando com a rotina da escola. 

7. Atenção também aos pais. 

“Esse trabalho precisa ser direcionado tanto para a criança quanto para o responsável, que também enfrenta um momento delicado de separação do filho”, frisa Ana Lília. O momento de reinício do ano letivo,segundo a gestora, precisa transmitir segurança também aos pais. “Em todos os grupos, é preciso sensibilidade e olhar atento, inclusive do setor de psicologia, para trazer sua contribuição se necessário”, finaliza.